domingo, 28 de junho de 2026

Número de mortos após terremotos na Venezuela vai a 1.430

 

Foto: Ariana Cubillos/AP Photo/dpa/picture alliance

O que você precisa saber

Dois terremotos de magnitude 7,5 e 7,2 na escala Richter atingiram a Venezuela na noite desta quarta-feira (24/06), deixando mortos e feridos. A presidente interina do país, Delcy Rodríguez, declarou estado de emergência. Um dois terremotos, de magnitude 7,5, foi o mais forte registrado no país em mais de um século.

O epicentro do tremor foi detectado a cerca de 170 quilômetros a leste da capital, Caracas, no município de Montalbán, no estado de Carabobo, na região central da Venezuela.

Acompanhe abaixo os últimos desdobramentos da tragédia:

Número de mortos em dois terremotos devastadores na Venezuela subiu para pelo menos 1.430, além de 3.238 feridos

Mais de 50 mil pessoas estão desaparecidas, segundo a ONU

Terremotos foram sentidos em cidades do Brasil

Venezuela decreta estado de emergência

Alemanha disponibiliza ajuda para a Venezuela

Brasil envia missão humanitária de busca e resgate, além de equipamentos para um hospital de campanha.

A Venezuela vive neste sábado (27/06) horas cruciais para o resgate das vítimas que ficaram presas após o desabamento de vários edifícios, especialmente no estado de La Guaira, devido aos dois terremotos de magnitude 7,2 e 7,5 da última quarta-feira. 

A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, garantiu na madrugada deste sábado que a prioridade do governo e das diferentes forças de segurança é o resgate das pessoas que continuam soterradas. 

O ministro da Comunicação venezuelano, Miguel Pérez Pirela, compartilhou em sua conta no Telegram um vídeo de máquinas sendo deslocadas para La Guaira, onde moradores pedem ajuda desde sexta-feira e admitiram que estão usando ferramentas próprias para buscar pessoas entre os escombros. 

"Uma quantidade gigantesca de maquinário pesado continua chegando a La Guaira para salvar vidas", escreveu o ministro na mensagem que acompanha o vídeo. 

Em Caracas, Gustavo Duque, prefeito do município de Chacao, um dos mais afetados da cidade, indicou que em um dos edifícios da região, o Don Pepe, já não há pessoas com vida. 

"Quero dizer com total clareza e sinceridade que no edifício Don Pepe já foram feitos todos os estudos. O comandante dos bombeiros certificou que no edifício Don Pepe infelizmente já não há pessoas vivas", disse Duque em um vídeo publicado no Instagram. 

Em relação a outro prédio da área mais afetada, o Petunia, relatou que socorristas mexicanos e argentinos entraram "em todos os lugares que puderam" e explicaram que as lajes da estrutura são pesadas. 

"Vamos fazer todo o possível para resgatar pessoas com vida. Mas é complexo. Eles mesmos (os socorristas) reconheceram que é um trabalho complexo", acrescentou Duque. 

Em Los Palos Grandes, em Caracas, Héctor Méndez, socorrista do México, declarou ao canal estatal VTV que está pela terceira vez na Venezuela e que ele e sua equipe trabalham no local desde a noite de sexta-feira. 

"Não vamos sair daqui até terminarmos, porque assumimos um compromisso moral e os topos aztecas são um grupo de palavra", destacou Méndez. 

Alinhamento de estratégias

Enquanto isso, o ministro da Defesa da Venezuela, Gustavo González López, e o major-general Kevin J. Jarrard, do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos, alinham estratégias nas instalações do Aeroporto Internacional Simón Bolívar de Maiquetía, em La Guaira, que está inoperante devido aos danos decorrentes do terremoto. 

"Coordena-se o bom emprego militar para garantir o melhor desdobramento logístico, fundamental na ponte de assistência humanitária e atendimento integral às vítimas do recente movimento telúrico", publicou o Ministério da Defesa em sua conta no Telegram. 

Além disso, os dois oficiais supervisionaram os "trabalhos destinados à rápida recuperação e estabilização das pistas de pouso e da infraestrutura geral do principal aeroporto do país", acrescentou a pasta de Estado. 

Até 6,67 milhões de afetados

A Organização Internacional para as Migrações (OIM) estimou nesta sexta-feira que até 6,76 milhões de pessoas podem ter sido afetadas pelos terremotos. A cifra incluiria dois milhões de pessoas em Caracas. 

O país recebeu mais de 1.600 socorristas internacionais para atender às vítimas, segundo informou neste sábado o vice-chanceler venezuelano para a Europa e América do Norte, Oliver Blanco. 

Socorristas de El Salvador, México, República Dominicana, Suíça, Equador, Espanha, Chile, Colômbia, Holanda, Itália e EUA chegaram à Venezuela esta semana e espera-se que equipes de mais 10 países se somem aos trabalhos, disse Delcy Rodríguez, sem dar mais detalhes, em mensagem divulgada na madrugada de hoje.


md (EFE) 


Irã ataca Bahrein após escalada de tensões com os EUA

A Guarda Revolucionária do Irã anunciou neste sábado (27/06) ter atacado alvos ligados às forças americanas próximas do Estreito de Ormuz, sem especificar quais, em resposta a bombardeios dos Estados Unidos sofridos na noite anterior, na primeira troca de fogo entre os dois países desde a assinatura de um acordo para pôr fim ao conflito.

Também neste sábado, o Ministério do Exterior do Bahrein confirmou que o país foi alvo de "vários drones iranianos", no que chamou de "clara violação de normas e convenções ocidentais que proíbem ataques a alvos civis e aterrorizar pessoas inocentes". 

O Bahrein, que é aliado dos EUA no Oriente Médio e abriga a 5ª Frota da Marinha Americana, reivindicou seu "pleno e legítimo direito a defender sua soberania, segurança e estabilidade em conformidade com o direito internacional", e instou o Conselho de Segurança da ONU a "cumprir com suas responsabilidades para garantir a aplicação de sua resolução e exigir responsabilidades do agressor". 

Um petroleiro que trafegava pelo Estreito de Ormuz também foi atingido neste sábado por um "projétil não identificado", informou a agência britânica de segurança marítima UKMTO. 

"A embarcação sofreu danos na ponte de comando; todos os tripulantes estão a salvo", informou a UKMTO. 

O Irã não assumiu responsabilidade pelo ataque a esse navio, que trafegava próximo à costa do Omã, mas reafirmou sua autoridade para regular a passagem de embarcações pelo Estreito de Ormuz. 

O chefe do comitê de segurança nacional no parlamento iraniano, Ebrahim Azizi, disse neste sábado que qualquer violação das orientações iranianas de navegação pelo estreito seria enfrentada de forma decisiva.

EUA afirmam ter retaliado ataque a navio de carga no Estreito de Ormuz 

As forças americanas dizem que os ataques de sexta-feira ao Irã foram uma retaliação ao ataque iraniano a um navio de carga no Estreito de Ormuz na quinta-feira, que contrariou um acordo de cessar-fogo firmado entre EUA e Irã para reabrir a hidrovia. 

Aeronaves dos EUA tiveram como alvo depósitos de drones e mísseis iranianos, assim como bases de radar costeiras, declarou o Comando Central dos EUA (Centcom). 

O comando militar justificou o ataque como uma "resposta firme" à ação iraniana de quinta-feira contra o navio M/V Ever Lovely, de bandeira de Singapura, no momento em que a embarcação deixava o Estreito de Ormuz, ao largo da costa de Omã. 

O Centcom condenou a "agressão não provocada contra a navegação comercial por parte das forças iranianas", afirmando que isso "violou claramente o cessar-fogo". 

"Além disso, o comportamento perigoso do Irã comprometeu a liberdade de navegação em um momento em que o comércio flui cada vez mais por esse corredor de navegação internacional de importância vital", observou o comando. 

A guarda iraniana, por sua vez, acusou o navio de usar uma rota não autorizada no Estreito de Ormuz.  

Um organismo marítimo multinacional supervisionado pela Marinha dos EUA informou neste sábado que ampliará uma rota próxima a Omã, no estreito, para permitir tanto o tráfego de entrada quanto de saída — possivelmente criando um novo ponto de tensão com Teerã.  

O Irã insiste que os navios devem obedecer às suas ordens e está alertando que começará a cobrar taxas pela passagem pelo estreito, que antes do conflito escoava um quinto de todo o petróleo e gás natural comercializado no mundo. 

Os Estados Unidos e os países árabes do Golfo rejeitam as exigências do Irã. O estreito é considerado em todo o mundo uma via marítima internacional, apesar de estar dentro das águas territoriais do Irã e de Omã. 

Em seu comunicado, o Centro Conjunto de Informações Marítimas alertou que a ameaça para embarcações na região era "substancial". 

"Os marinheiros são alertados para a existência de minas e devem esperar presença naval enquanto as operações de desminagem prosseguem", afirmou.

Violação do cessar-fogo

A nova troca de hostilidades entre EUA E Irã levou os dois lados a se acusarem mutuamente de violar o cessar-fogo. 

Mais cedo, o presidente dos EUA, Donald Trump, havia acusado o Irã de agir de froma "insensata" por lançar "pelo menos quatro drones de ataque unidirecional contra navios que transitavam pelo Estreito de Ormuz".

O incidente ocorreu a 7,5 milhas náuticas a sudeste de Dahit, Omã, segundo a UKMTO (Operações de Comércio Marítimo do Reino Unido), que aconselhou as embarcações na via navegável – por onde passam 20% do petróleo bruto mundial – a exercerem cautela.

Este é o primeiro ataque registrado na área desde que os Estados Unidos e o Irã assinaram um memorando de entendimento na semana passada para encerrar as hostilidades e reabrir o tráfego no Estreito de Ormuz, enquanto negociavam um acordo definitivo para tratar do programa nuclear iraniano. O Centcom afirmou que as forças dos EUA "continuam a fornecer coordenação e apoio para a passagem segura de navios comerciais que transitam pelo estreito".

"As Forças Armadas dos EUA permanecem presentes e vigilantes para garantir que todos os aspectos do acordo com o Irã sejam cumpridos, respeitados e estejam em pleno vigor e efeito", concluiu.


md/ra (EFE, Reuters, AP, ots) 

REFLEXÃO DO DIA 28.06.26

Descubramos e deixemos emergir do mais profundo do nosso ser os nossos valores. Não tenhamos medo de explorar e acreditar no nosso melhor, em nossas qualidades, pois, somos cheios de bênçãos e com francas possibilidades de sermos felizes.

Não acreditar nas nossas próprias capacidades de inteligência e reação, é o mesmo que caminhar no escuro, permitindo que as dificuldades mantenham à distância os nossos objetivos.

Porque desanimar se todos nós temos valores. Eles não podem ser medidos, mas são vistos pelo apreço que damos a nós mesmos. Por isso, nos valorizemos exercitando nossa autoconfiança e autoestima.

Para isso, conservemos a serenidade e não precipitemos. Podemos mudar muitas situações se agirmos com sabedoria e paciência. Se as coisas, no momento não vão indo bem, esta é a hora de conservarmos a calma e mantermos a esperança.

Não será agindo na incerteza que iremos corrigir ou refazer o que ficou errado. Por que deixarmos os ímpetos falarem mais alto que a nossa razão e discernimento? Como é hábito dizer, contemos até dez e reflitamos antes, para não tomarmos atitudes impensadas.

Sabemos que temos luz própria e só precisamos acendê-la. Contra os diversos males e problemas a calma será sempre o melhor antídoto. Não seria bom pensarmos nisso neste domingo? 


Um abraçaço!

sábado, 27 de junho de 2026

REFLEXÃO DO DIA 27.06.26

O trabalho, os amigos, a família e o lazer são muito importantes, porém, reservemos alguns minutos para fazer uma viagem para dentro de nós mesmos, nos aproximando das coisas e sentimentos ligados ao espírito, a Deus.

Oremos, rezemos, meditemos, façamos desses atos um salutar hábito, e entremos na faixa de ondas da estação que nos deixará em constante ligação com o Alto.

Procuremos, e encontraremos espaço em nossa agenda para dar mais valor às coisas de cunho espiritual. Não importa a maneira como cada um crê em Deus, o mais importante é exercitarmos essa crença. E sabemos que jamais estamos sozinhos.

Deus está ao nosso lado, nos inspirando, nos iluminando através das pessoas de bem com as quais convivemos, e até através dos acontecimentos que julgamos serem meras coincidências.

Nós não estamos relegados ao abandono ou à solidão. Basta sentirmos a presença de Deus nas pequenas coisas: no orvalho que umedece o campo, na beleza das flores, no livre cantar dos pássaros, no sorriso de uma criança que nos pede carinho e atenção.

Observemos melhor e perceberemos que Deus está dentro de cada um de nós, sendo força viva e constante em nossas vidas. Existiria companhia melhor que esta?

Começando com este sábado, que estejamos felizes neste final de semana, na presença e nas bênçãos do Criador.


Um abraçaço!

sexta-feira, 26 de junho de 2026

REFLEXÃO DO DIA 26.06.26

A mente influi na nossa saúde, positiva ou negativamente. Sabemos que enfermidades nascem da mente acostumada a cultivar somente pensamentos negativos. Por isso, é importante que nos disciplinemos, pensando e falando somente no bem e no que dele deriva.

A nossa tranquilidade depende do que carregamos no nosso íntimo, refletindo o que cultivamos no dia a dia, pois, o nosso coração é como um depósito de sentimentos, se guardarmos nele sentimentos inferiores, os bons tendem a se enfraquecer, nos causando muitos dissabores.

Um dia bem vivido, na tranquilidade da prática do bem e do trabalho consciente, nos permite um sono sossegado durante a noite. E com a mente serena, a noite nos favorece com boas e revitalizantes energias positivas.

Ao dormirmos despreocupados, amanheceremos descansados, dispostos e confiantes na superação de problemas não resolvidos no dia anterior, sem maior dificuldade, porque o nosso corpo, mente e espírito se encontram revitalizados. 

O sono é o momento em que os Anjos do bem povoam nossos sonhos, nos tranquilizando para que a jornada do dia seguinte seja vitoriosa. 

Nesta sexta-feira, preparemos um excelente final de semana, carregado de paz e alegria, cuidando mais da nossa saúde física e mental.


Um abraçaço!

quinta-feira, 25 de junho de 2026

REFLEXÃO DO DIA 25.06.26

É bem verdade que nós sentimos e temos limitações, deficiências de entendimento ou de controle emotivo, mas isso não pode nos impedir de nos tornarmos modelos a serem seguidos. 

Eis que, em nós,  existem qualidades apreciáveis, poderosas energias de pensamentos e sentimentos, todo um mundo de luz e paz que, se acionado, pode fazer de nós exemplos de pessoas. 

Acreditemos no nosso potencial. Exercitemos o que há de bom em nós, e os resultados dar-nos-ão muita alegria e realização pessoal.

Deus nos ajuda em tudo. Nos dá a vida, a água, o ar, o alimento, e também internamente, ele nos dá inteligência, energia, saúde, força, virtude e sentimentos nobres, porque ele nos ama e pode nos suprir todas as necessidades.

Por isso, quando tivermos um problema, uma dor, uma desesperança, recorramos a Ele com muita fé e confiança, pois, Ele é nosso Pai amoroso e jamais nos abandonará.

Deus sabe o que sentimos em nosso interior e age de forma permanente em nosso favor, mobilizando poderes que nós desconhecemos, e atenuando os nossos tormentos ao mostrar-nos o melhor caminho para a solução dos problemas.

Lembremos, nesta quinta-feira, que somos bons exemplos quando acreditamos em nós mesmos, e a firme crença em Deus é o nosso maior poder. Não tenhamos dúvidas dessa verdade!


Um abraçaço!

quarta-feira, 24 de junho de 2026

REFLEXÃO DO DIA 24.06.26

Antes de tomarmos qualquer decisão, devemos ter muita cautela para não entrarmos de cabeça em algo do qual ainda não detenhamos bom conhecimento. E essa cautela, também se aplica à busca de melhores relacionamentos.

Antes, analisemos as coisas e fatos de forma que a emoção não suplante a nossa razão. Com certeza, já ouvimos aquele ditado popular: "nem tudo que reluz é ouro" e, podemos acrescentar: "nem tudo que embeleza os olhos faz bem ao coração". 

A pressa e a precipitação nos atrapalha a agir com a razão e com discernimento adequados. E este é o caminho mais curto para os erros presentes e para o arrependimento não muito distante. É por isso que a Prudência é tida como uma das grandes virtudes.

Assim, pessoas que parecem frias e arredias, também têm coração, e dentro dele pode existir muitos sentimentos nobres. E pessoas muito eloquentes e agradáveis, também podem nos seduzir facilmente nos induzindo ao entusiasmo inconsequente e ao erro, até irreparável.

Nem todas as pessoas reagem da mesma forma, pois, cada uma pode demonstrar o que sente de forma diferente, e cada  uma lida com suas emoções e sentimentos da forma que acha melhor. Por isso, a necessidade do zelo na escolha dos relacionamentos.

Lembremos, nesta quarta-feira, que nunca é tarde para darmos uma "blitz" em nosso portfólio de convivências. Quando sacudimos a árvore das nossas amizades, somente as firmes permanecem. É a felicidade em jogo!


Um abraçaço!

terça-feira, 23 de junho de 2026

REFLEXÃO DO DIA 23.06.26

Se em algum momento acharmos qua a nossa vida está revirada e sem conserto, não pensemos que carregaremos para sempre a dor, o desconforto de tantos problemas.

A questão de ser feliz ou não, é a de sabermos trabalhar conosco mesmos, nos colocando bem perante os acontecimentos e as pessoas. Temos todas as chances para sermos felizes e a felicidade está dentro de nós, esperando ser buscada. 

No nosso interior estão latentes a harmonia, a sabedoria, a alegria, a beleza da vida superior esperando germinação. São tesouros, virtudes que dormem em nós, são sementes de vida nova, de inteligência e sentimentos ainda não usados.

Se pensarmos que o mundo é só feiura e que é normal ser triste, infeliz, e que ninguém merece crédito, com certeza o sorriso sumirá dos nossos lábios. 

Não é com esse quadro mental que surgirão a paz e o prazer de viver. Só com otimismo, boa vontade e disciplina se consegue a estabilidade interior, a vontade de progredir, fazendo brilhar os valores do coração e a constância do sorriso feliz.

Portanto, o mundo não são as coisas feias e negativas. Nele existe o belo, a alegria e uma poderosa energia de amor dentro de cada um de nós. Quem só vê tristezas e feiúras acabará triste e feio também.

Aproveitemos esta terça-feira para reafirmarmos com toda convicção e fé: eu sou feliz, e seremos, por que não?


Um abraçaço!

segunda-feira, 22 de junho de 2026

REFLEXÃO DO DIA 22.06.26

Assim como temos o dever de cuidar da nossa aparência física, ter os cabelos penteados, o corpo banhado, a roupa limpa, devemos também cuidar do nosso interior, pondo-o a serviço do progresso e do bem, sem prejuízo de ninguém.

Uma boa forma de melhorarmos nosso estado interior é determinar para nós mesmos: "minha inteligência é completa, sei vibrar, amar e esperar, posso trabalhar e ser útil, não tenho inimizades e sou muito feliz."

Não importando a nossa idade, digamos: "tenho juventude e saúde abundantes, todo o meu corpo funciona bem e não existe em mim imperfeições ou doenças, meu vício é o otimismo e trabalho para a minha felicidade."

Se percebermos que temos hábitos enraizados, comportamentos inúteis de longa data, pensamentos inúteis que se repetem, e nos sentimos insatisfeitos, nos disponhamos a mudar e nos renovemos, pois, o otimismo é nossa infalível arma.

Se estamos tristes, busquemos a alegria; se o desespero nos atinge, tenhamos esperança; se a indolência nos pega, tomemos gosto pelo trabalho; se a intolerância nos persegue, nos acalmemos; se somos levados a queixar ou acusar alguém, nos contenhamos...

Cuidemos do nosso interior, não repetindo o passado, parando inertes no tempo. Construamos um mundo novo, limpo, arejado. Temos capacidade para isso, porque Deus nos dotou de muitas habilidades. 

Com esta segunda-feira, carregada de otimismo e de alegria, iniciemos uma semana na certeza de que nos renovaremos para melhor a cada dia, porque assim decidimos, e Deus está do nosso lado!


Um abraçaço!

domingo, 21 de junho de 2026

REFLEXÃO DO DIA 21.06.26

Muitas vezes nos desgastamos ao supervalorizarmos questões que, examinadas em detalhe, não merecem tanta atenção. Um bom exemplo é quando um motorista nos dá uma "fechada" no trânsito e fazemos disso "uma tempestade em copo d'água".

Ao invés de esquecê-lo e continuar em frente nossa vida, nos convencemos de que este fato é motivo suficiente para a irritação, a raiva e imaginamos um confronto em nossa mente e, mesmo que não aconteça, ao invés de esquecer o incidente, passamos o dia remoendo-o.

Porque não deixar, simplesmente, que o mau motorista colha mais à frente o resultado de sua imperícia ou tentarmos ter compaixão dele, pensando como deve ser terrível ser obrigado a ter tanta pressa. Ao agirmos com tolerância, mantemos nosso próprio senso de bem estar, sem incorporarmos o problema alheio.

Durante o dia poderá haver muitas situações como essa, como quando alguém fura uma fila em que estamos, quando ouvimos críticas injustas ou recebemos uma palavra ofensiva. Ora, só temos a ganhar ao aprender a não nos deixarmos levar por esses pequenos aborrecimentos.

Quantas vezes perdemos tanta energia de nossas vidas fazendo "tempestades em copo d'água" e perdendo o lado mágico e belo da existência?! Quando no dia a dia estamos comprometidos com a paz, com a tolerância e com o amor ao próximo, tudo fica mais fácil.

Pensemos um pouco, neste domingo, que, ao agirmos com sabedoria e bom senso, estamos economizando energias para a construção de dias melhores e mais felizes em nossas vidas. Não é tão difícil!


Um abraçaço!

sábado, 20 de junho de 2026

REFLEXÃO DO DIA 20.06.26

Em nossa jornada diária de vida, busquemos espalhar bondade, carinho e muita simpatia. No entanto, a pretexto de sermos amáveis, bons e honrados, não nos permitamos agir com submissão.

Para sermos humildes, justos, caridosos e respeitar os nossos semelhantes, não é necessário que nos rebaixemos ou nos curvemos diante deles. Devemos ser justos também conosco mesmos, respeitando a nossa dignidade.

Acreditemos nos nossos valores e na nossa integridade. Para conquistar o nosso espaço onde quer que estejamos não temos que ser  coniventes com os erros dos outros avalizando suas atitudes.

Para vencer na vida não precisamos seguir o exemplo dos ingratos e desonestos. Nós temos "luz" própria e não precisamos do foco de luz de falsas parcerias de vida, que nada podem contribuir na recíproca fiel da verdadeira fraternidade.

Além do brilho que cada um de nós deve ter, e temos, na própria trajetória, busquemos o equilibro das emoções que vêm do coração com as certezas que são próprias da razão, e nosso caminho será cada dia mais claro e feliz. 

Incrementemos, neste sábado, a prática da justiça para conosco mesmos, valorizando a luz interior que temos, mantendo-a acesa em nosso benefício e de todos que nos querem bem. Nós merecemos!


Um abraçaço!

Número de mortos após terremotos na Venezuela vai a 1.430

  Foto: Ariana Cubillos/AP Photo/dpa/picture alliance O que você precisa saber Dois terremotos de magnitude 7,5 e 7,2 na escala Richter atin...

OS MELHORES PITACOS