quinta-feira, 26 de dezembro de 2024

REFLEXÃO DO DIA 26.12.24

As experiências adquiridas pela vida afora, se bem empregadas, nos ensinam e nos corrigem. Com elas aprendemos que "por o dedo no fogo, queima".

De fato, a vida nos devolve o que damos. Os que enganam os outros ou praticam ações más, quase sempre, mais cedo do que esperam, sofrerão alguma consequência. Pode ser um grande desgosto, uma doença física ou mesmo um desequilíbrio mental.

Se olharem para trás e se arrependerem, muito bem. Senão, só Deus sabe o que lhes acontecerá.

Portanto, devemos tomar todas as precauções e cuidados possíveis.  A vida nos educa, pois, ninguém tem dúvidas de que ela é uma grande e excelente escola.

Se levantamos o dedo em riste contra alguém, estamos, pelas Leis da Vida, levantando-o contra nós mesmos. E se, podendo abrir, fechamos o coração para o bem, estamos cuidando mal do nosso futuro.

Mas, se, por outro lado, tivermos tolerância para com o nosso próximo, que é nosso irmão, e se, sobretudo, o amarmos, estaremos  acendendo luzes na consciência e muitas outras nos Céus para nos iluminarem, sempre.

Escolhamos o caminho do bem e o pratiquemos. É pela estrada do bem que a felicidade chega até nós. Não existe outra saída!

Que todos nós, tenhamos uma feliz quinta-feira, com muita saúde e muita paz no coração.


Um abraçaço!

sexta-feira, 20 de dezembro de 2024

Vereador Tato Aguilar fora do páreo


A justiça se pronunciando e dando forma a Eleição para à Mesa Diretora da Câmara Municipal de Caraguatatuba.

Trata-se de Cautelar Antecedente com pedido de tutela de urgência proposta por ANTONIO CARLOS DA SILVA JÚNIOR em face de RENATO LEITE CARRIJO DE AGUILAR Presidente da Câmara Municipal de Caraguatatuba e da MESA DIRETORA DA CASA LEGISLATIVA.

Como bem destacou o i. representante do Parquet, há entendimento sedimentado pelo Supremo Tribunal Federal de que somente é possível a recondução sucessiva para os mesmos cargos da Mesa Diretora da Câmara Municipal em única vez.

É de conhecimento público que o atual Presidente da Câmara já exerce o cargo em recondução e não poderá concorrer novamente ao cargo.

Assim sendo Tato Aguilar está fora da disputa.


 

segunda-feira, 16 de dezembro de 2024

REFLEXÃO DO DIA 16.12.24


Ninguém quer ser perdedor, mas, nem todas as pessoas, de fato, alimentam ou sabem alimentar pensamentos de vitória.

O que acontece na maioria dos casos é que as pessoas mais "suportam" do que "vivem" a vida.

Isso fica muito claro quando cumprimentamos alguém com um "como vai?" e obtemos como resposta um " vou levando...".

Tal resposta deixa-nos a impressão de que aquela pessoa segue na vida sem certezas, sem esperanças, porque para ela "não há outro jeito".

Mas a grande verdade é que todos nós nascemos para felicidade e para as vitórias. Creiamos que venceremos, e realmente venceremos.

A certeza da vitória vem da crença no poder de agir e reagir que temos. Quanto mais forte for essa crença, mais comportas de energias se abrirão, inundando o nosso ser com esperança e fé na força do nosso trabalho.

A crença rega a nossa força interior assim como o rio fertiliza as terras à sua margem. E qualquer coisa ou situação se modifica ante a força da nossa crença positiva. Ela a tudo irriga com essências de otimismo e firmezas. 

Neste segunda-feira, sejamos firmes e otimistas, na certeza de que a vitória exterior vem da nossa vitória interior. Creiamos nessa certeza e iniciaremos muito bem a nossa semana.


Um abraçaço!

sábado, 14 de dezembro de 2024

REFLEXÃO DO DIA 14.12.24


Quem tem medo de errar, dificilmente acertará, mas quem tem medo de tentar  já está errando..

A vida exige tomada de decisão a todo momento. Existem decisões fáceis e difíceis e a maior parte dos nossos erros se devem às indecisões.

A vida só recompensa aqueles que têm a coragem e a capacidade para arriscar um caminho ou um empreendimento, e isso pode nos levar a distâncias além dos limites das pessoas comuns.

Tudo é educativo, inclusive os erros e quedas do caminho que, certamente nos tornarão muito mais fortes e mais sábios na escolha das nossas decisões.

Correr riscos significa sair debaixo do teto que nos abriga, para atravessarmos a rua dos sonhos e daquilo que o nosso coração deseja, em busca da aventura e do "conhecimento do desconhecido".

Podemos escolher permanecer como somos, ficarmos com a segurança e a comodidade de uma vida morna e sonolenta, mas jamais seremos como poderemos ser.

Aqueles que não arriscam não fazem nada, não tem nada e não são nada. Quem não arrisca tentando evitar a dor ou sofrimento, não aprende, não sente, não muda e não cresce.

Talvez seja sempre oportuno nos lembrarmos de que, se nos mantivermos presos à nossa servidão, seremos eternos escravos que temem a liberdade. 

Reflitamos neste sábado, sobre a seguinte questão: quantas vezes os fracassos vencidos se tornaram degraus fundamentais para as nossas vitórias?

Deus está conosco!


Um abraçaço!

sexta-feira, 13 de dezembro de 2024

Comissão aprova punição para motorista que fizer gesto obsceno no trânsito

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 3575/21, que estabelece multa para o motorista que fizer gestos obscenos ou injuriosos enquanto dirige. A proposta inclui essa conduta entre as infrações leves, com multa de R$ 88,38 e três pontos na carteira de habilitação.

O objetivo da proposta, que altera o Código de Trânsito Brasileiro, é coibir comportamentos desrespeitosos que possam provocar reações perigosas no trânsito. O texto, do ex-deputado Carlos Bezerra (MT), foi aprovado por recomendação do relator, deputado Diego Andrade (PSD-MG).

Na avaliação do relator, a punição reforça a importância do respeito entre motoristas e entre condutores e pedestres, promovendo um trânsito mais seguro e civilizado.

“A troca de insultos, gestos obscenos e outros tipos de hostilidade podem gerar reações impulsivas e até conflitos físicos entre os motoristas, levando a comportamentos imprudentes, como manobras arriscadas e perseguições”, observou Diego Andrade. “A escalada de violência no trânsito aumenta significativamente o risco de acidentes”, acrescentou.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Chega ser impressionante o nível de comprometimento e despreparo dos nossos legisladores.

Recebem uma fortuna para isso.


terça-feira, 10 de dezembro de 2024

Esse é o nível de nossos Legisladores

O Projeto de Lei 1434/23 altera o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97) para tornar obrigatória a instalação de dispositivo que permita a abertura do porta-malas de veículos pelo lado interno. O projeto está sendo analisado pela Câmara dos Deputados.

O autor do projeto, deputado Capitão Alden (PL-BA), afirma que a proposta é uma medida de segurança e poderá contribuir para a redução da violência contra os ocupantes de veículos.

“O crescimento populacional, em especial nas zonas urbanas, fez surgir a necessidade de proteger o veículo contra furtos e roubos. Recentemente, a grande preocupação dos motoristas voltou-se para a modalidade de crime conhecida como sequestro relâmpago, no qual as pessoas são colocadas no fundo do veículo, e se veem impossibilitadas de pedir socorro”, diz o deputado. “Outros riscos também são evidentes, como crianças presas acidentalmente no porta-malas.”

Fonte: Agência Câmara de Notícias

E quem sofre com esse tipo de projeto é a propria população, que terá que desembolçar uma certa quantia para instalação do tal dispositivo, que será fabricado por alguma empresa que se beneficiará com o aumento das vendas.

Nossos Deputados não tem gabarito para legislar ou atuar na causa do problemas, ficam criando subterfugios e jogando a responsabilidade nas costas da população.


REFLEXÃO DO DIA 10.12.24

Muitos de nós, nos esquecemos do quanto é positivo e faz bem para a nossa saúde mantermos sempre um semblante feliz, mesmo nas dificuldades. Não é fácil, mas é uma terapia que auxilia na busca de uma melhor qualidade de vida.

Dos nossos olhos podem sair faíscas de amor ou ódio, de paz ou intranquilidade, de alegria ou de tristeza. Assim, para o nosso próprio bem, só permitamos que aflorem em nosso olhar e atitudes, apenas o lado saudável. 

Revelemos do nosso lado positivo, o quanto temos para ofertar em palavras, gestos, camaradagem e amor. 

Ao permitir que predomine em nós somente pensamentos e intenções positivas, por uma lei natural, esse comportamento levará felicidade aos outros, e a nós retornando em dobro. 

Portanto, nos esforcemos para fazer o que deixa feliz os que nos cercam, e estará estabelecida uma troca de equilíbrios e de alegrias.

Nesta terça-feira, fortifiquemos nossa sabedoria, fugindo das tristezas negativas e das alegrias irresponsáveis. Equilíbrio e bom senso, é a dica para hoje!


Um abraçaço!

segunda-feira, 9 de dezembro de 2024

REFLEXÃO DO DIA 09.12.24


É bom e importante nos imaginarmos possuidores de um perfume interior, que pode ser liberado por onde  passarmos e sempre que assim desejarmos.

Nos sintamos como se esse perfume tivesse uma essência tão poderosa e tão concentrada, que apenas uma gotícula pudesse perfumar tudo ao nosso redor.

Podemos até não acreditar, mas é assim que nós somos, um frasco de perfume com uma Essência Divina. Mas, para que esse perfume íntimo seja liberado, é preciso libertá-lo do nosso frasco interior, retirando a forte tampa que tantas vezes o tem mantido preso. 

Usemos de nossa inteligência, capacidade e qualidades, para soltar o perfume da nossa bondade, da nossa justa e tolerante compreensão, da nossa caridade justa e fraterna. 

Aromatizemos com esse poderoso perfume interior o nosso caminho, modificando para melhor os ambientes, contaminando os que nos cercam com a pureza do amor das pessoas de bem, em novas bases de progresso físico, material e espiritual. 

Tiremos alguns minutinhos desta segunda-feira, para avaliarmos a grande importância que tem a nossa essência interior, para perfumar, em cadeia, todo o Universo. Que tal fazermos a nossa parte?


Um abraçaço!

domingo, 8 de dezembro de 2024

REFLEXÃO DO DIA 08.12.24

Expressemos gratidão à vida por tudo o que ela nos proporciona, até mesmo pelos momentos difíceis. Agradeçamos ao invés de esbravejar ou ficarmos irritados.

Nós perceberemos que, agindo assim, estaremos preenchendo a nossa aura de boas e radiantes energias.

Agradecer a vida que temos, e a Natureza ao nosso redor, é expandir as possibilidades de progresso e prosperidade em todos os sentidos.

Às vezes somos mais acostumados a pedir, e pedir sempre. Saibamos agradecer também. Agradeçamos a Deus pelos benefícios que recebemos todos os dias, a começar por termos acordado para mais um dia de vida.

Agradeçamos pela nossa saúde, pelo nosso trabalho, pela nossa família, pelos tantos amigos que temos, enfim, demonstremos gratidão sempre ao nosso Criador pelo dom da vida que Ele nos proporciona.

Que tenhamos um domingo de muita paz, nos lembrando de que a gratidão tem o mesmo valor da benção.

 Sejamos gratos, pois!


Um abraçaço!

quinta-feira, 5 de dezembro de 2024

Descontos a produtores atingidos por enchente no RS

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou lei que renegocia a dívida de produtores rurais do Rio Grande do Sul que sofreram prejuízos financeiros nas enchentes de abril e maio deste ano. A Lei 15.038/24 autoriza o desconto na quitação ou na renegociação de dívidas de crédito rural para produtores que tiveram perdas superiores a 30% em suas rendas ou propriedades.

Publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (2), a nova lei incorpora duas medidas provisórias (MP 1247/24 e MP 1272/24) que foram publicadas respectivamente em julho e outubro pelo governo. Elas tratam dos abatimentos nas parcelas de crédito rural do Rio Grande do Sul. O projeto foi presentado na Câmara como PL 4448/24 pelos deputados José Guimarães (PT-CE) e Bohn Gass (PT-RS).

Quem tem direito

Para ter direito ao desconto previsto na lei, o percentual de perdas declarado pelo tomador do crédito deverá ser validado pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS). Além disso, o valor do desconto concedido será estabelecido mediante a apresentação de laudo técnico.


De acordo com o texto da lei, os beneficiários elegíveis incluem mutuários do crédito rural contratado para custeio, investimento ou industrialização até 15 de abril de 2024, abrangendo produtores rurais em geral e participantes do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Os descontos poderão ser concedidos para parcelas com vencimento entre 1º de maio e 31 de dezembro de 2024, desde que os recursos tenham sido liberados parcial ou totalmente antes de 1º de maio de 2024. Além disso, o empreendimento financiado deve estar localizado em municípios do Rio Grande do Sul declarados em estado de calamidade pública ou emergência até 31 de julho de 2024, com o reconhecimento oficial pelo governo federal até 30 de agosto do mesmo ano.

Fora do alcance

Estão fora do alcance da lei:

- operações liquidadas ou amortizadas anteriormente a 31 de julho de 2024;

- operações enquadradas no Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) ou com cobertura de qualquer seguro de bens e da produção rural;

- operações referentes a empreendimento que tenha sido conduzido sem observância das condições previstas nas portarias de Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc), quando houver indicação;

- operações contratadas para integralização de cotas-partes em cooperativas de produção agropecuária; e

- dívidas oriundas de operações renegociadas na forma prevista na Lei 9.138/95.

Comissão

A lei ainda cria uma comissão composta pelos ministros da Fazenda, do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar e da Agricultura e Pecuária Essa comissão ficará encarregada de analisar os pedidos de desconto, os percentuais e os limites de desconto das operações contratadas por cooperativas.

Os beneficiários que omitirem ou prestarem informações falsas estarão sujeitos à devolução dos valores de desconto recebidos e à responsabilização civil, administrativa e penal.

Por fim, o texto também aumenta em R$ 500 milhões os recursos do Fundo Garantidor de Investimentos (FGI) para cobrir operações inadimplentes contratadas por meio do Peac-FGI Crédito Solidário RS.

Da Agência Senado

Edição – RL

Fonte: Agência Câmara de Notícias

“PIB de 3% é significativo"

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, disse nesta quarta-feira (4), na Câmara dos Deputados, que o desempenho favorável do Produto Interno Bruto (PIB) ao longo deste ano não deverá levar o governo Lula a uma acomodação.

“No terceiro trimestre foi 0,9%, o quarto país do mundo que mais cresceu. É um avanço importante que nos levará a bem mais de 3% ao ano”, afirmou Alckmin, com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“O desemprego é o mais baixo da série histórica, com 6,2%, e a indústria cresceu pelos investimentos em máquinas e equipamentos. Hoje, no cenário mundial, é um avanço significativo, mas não deve nos levar a uma acomodação”, continuou.

As avaliações de Alckmin, que chefia também o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, foram feitas no 2º Seminário de Política Industrial, promovido pela Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara.

O evento teve apoio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e da Frente Parlamentar ESG do Congresso Nacional. “Devido ao sucesso no ano passado, decidimos realizar este segundo seminário, com mais participantes e mais temas”, explicou o deputado Josenildo (PDT-AP), presidente da comissão.

Investimentos

No seminário, o vice-presidente citou iniciativas do ministério, como o programa Nova Indústria Brasil. Serão R$ 300 bilhões em financiamentos públicos até 2026. O setor privado anunciou cerca de R$ 1,83 trilhão em investimentos até 2033.

“Vem aí a indústria verde, sustentável, e temos uma avenida para crescer”, disse Geraldo Alckmin. “O Brasil é o protagonista dos três grandes debates planetários: a segurança alimentar, a segurança energética e o clima. Parabéns ao Congresso Nacional, por ter aprovado o mercado regulado de carbono”, continuou ele.

Microempresas

O vice-presidente informou ainda que pediu ao presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), apoio para duas propostas do Poder Executivo. Esses textos, segundo ele, poderão incentivar a exportação por micro e pequenas empresas.

O Projeto de Lei Complementar 167/24 e o Projeto de Lei 4043/24 criam regras de transição, até a conclusão da reforma tributária em 2032, para créditos tributários. Lira ainda não despachou as propostas para as comissões da Câmara.

“Essas propostas estão em regime de urgência, pedi a Arthur Lira que designe os relatores. Se a gente aprovar, elas darão impulso às pequenas empresas, para conquistar mercado e exportar, agregar valor e crescer”, disse o vice-presidente.

Temas

O seminário deste ano foi sugerido pelo deputado Heitor Schuch (PSB-RS). Para ele, o debate sobre a situação da indústria nacional e sobre as políticas públicas no setor é importante para impulsionar o desenvolvimento econômico e social.

“Durante o evento na Câmara pretendemos abordar desafios como burocracia, acesso ao crédito, capacitação e sustentabilidade, além de destacar a relevância das iniciativas para um ambiente favorável ao crescimento”, disse Heitor Schuch.

“Todo país que quer crescer precisa se industrializar, porque é a partir disso que surgem as tecnologias, a inovação. O mundo inteiro agora fala em ‘neo’, no ‘bio’, na descarbonização... Este é o momento de estimular a indústria”, ressaltou ele.


Reportagem – Ralph Machado

Edição – Roberto Seabra


Fonte: Agência Câmara de Notícias

terça-feira, 3 de dezembro de 2024

EU SOU ESPÍRITA


ESTA RELIGIÃO ME EXPLICOU

Quem sou, de onde vim, para onde vou e o que estou fazendo neste planeta.

ELA ME ENSINOU QUE

É preciso olhar para dentro de si, se compreender para poder compreender o próximo. Pois, se eu tenho meus conflitos, falhas, erros, dificuldades, defeitos, com certeza, todos que convivem comigo neste mundo, também tem. Estamos todos na luta, numa guerra interior, brigando consigo mesmo para corrigir estas falhas.

ENSINOU QUE LIVRE ARBÍTRIO

Não é propriedade minha, mas de todos. Por isso devo respeitar quando alguém pensa e age diferente de mim. Não tenho o direito de impor nada a ela. E quando uso mau este livre arbítrio haverá uma consequência que terei de reparar nesta ou na outra encarnação. O plantio é livre mas a colheita obrigatória.

Que tenho direitos, mas tenho também OBRIGAÇÕES e que meu direito acaba quando começa o do próximo.

QUE TODAS AS RELIGIÕES SÃO BOAS

E consequentemente, devo respeitá-las porque gosto que respeitem a minha.

QUE A SALVAÇÃO NÃO DEPENDE DA RELIGIÃO

Mas da prática da caridade conosco e com o próximo.

QUE O PRÓXIMO

É qualquer pessoa que convive conosco neste planeta, seja ele de outra religião, de outra raça, heterossexual ou homossexual, rico ou pobre. Enfim, devemos ajudar e conviver bem, respeitando, sem preconceito

QUE CARIDADE

Não é só a esmola, mas também a tolerância, a paciência, o abraço amigo, a mensagem consoladora, a visita ao doente, uma prece, etc etc etc.

QUE SER CRISTÃO

Vai além de cultos externos, de rótulo religioso, de declarações de amor vazias sem a prática dos ensinamentos do Cristo, enfim, que a fé sem obras é morta.

ENSINOU QUE O JESUS DO ESPÍRITA

Não é visto apenas com interesse de pedir, mas de ensinar e que serve de GUIA e MODELO a ser seguido.

COM ESTA COMPREENSÃO, de saber que cada um está num grau de evolução.

Que temos um passado reencarnatório que está presente nesta encarnação.

Que estamos resgatando e reparando erros.

Que convivemos na família com afetos e desafetos, para aprendermos a AMAR, para nos reconciliarmos e perdoarmos…

ALIVIA e DÁ FORÇAS para seguir em frente buscando ser hoje melhor do que ontem,

E TENTAR SER AMANHÃ MELHOR DO QUE FUI HOJE

REFLEXÃO DO DIA 26.12.24

As experiências adquiridas pela vida afora, se bem empregadas, nos ensinam e nos corrigem. Com elas aprendemos que "por o dedo no fogo,...

OS MELHORES PITACOS